domingo, 14 de abril de 2013

0

Moda!!
Significado: Costume, uso geral.


A palavra “moda” é utilizada em contextos tão amplos que fica difícil para aquele que deseja entender o que é moda abrir caminho no meio da enxurrada de aplicações da palavra. É claro que ao nos depararmos com estas frases diversas sabemos que “está na moda ser ecológico” e “a moda da cintura alta” são referências a aplicações diferentes do termo: na primeira frase, encontramos o uso mais geral fazendo referência àquilo que é considerado legal no momento presente.
A segunda frase faz referência a um contexto mais específico do uso, sua aplicação ao universo do vestuário e às mudanças constantes no estilo deste. Mas hoje não podemos afirmar que moda é apenas o que vestimos, ela envolve comportamento, linguagem, opiniões e escolhas estéticas das mais diversas, daí o uso tão amplo da palavra.
Embora tenham sido encontradas agulhas feitas de marfim, usadas para costurar pedaços de couro, que datam de cerca de 40.000 a.C., ou mesmo evidências de que o tear foi inventado há cerca d 9.000 a.C., só podemos pensar em moda em tempos muito mais recentes. Ela se desenvolve em decorrência de processos históricos que se instauram no final da Idade Média (século XIV) e continuam a se desenvolver até chegar ao século XIX. E é a partir do século XIX que podemos falar de moda como a conhecemos hoje.
O modo como as pessoas se vestiram em diferentes épocas está bastante relacionado com os aspectos sociais e culturais do período, assim, a maneira de pensar determina nossas escolhas estéticas.
No século XV, a palavra Mode começou a ser utilizada em francês (significando basicamente “modo”), tendo se desenvolvido a partir da palavra latina Modus, que fazia referência à medida agrária, e mais tarde passou a significar também “maneira de se conduzir”. Portanto este sentido de “ao modo”, à maneira, passou a designar os gostos, as preferências, como também a maneira como as pessoas se vestiam, suas escolhas, suas opiniões e gostos do momento.
Este processo de mudanças começou no final da Idade Média e início da Renascença, por volta de 1.350 d.C., ocorrendo uma enorme mudança de pensamento: o homem começou a questionar o domínio de Deus, a divisão rígida da sociedade entre Clero, Nobres e Plebeus começou a se diluir. A prosperidade e o desenvolvimento tecnológico geraram a idéia de realização pessoal e o individualismo.
E é neste contexto que o gérmen da moda floresce. Com esta nova noção de “Eu”, as roupas e as escolhas estéticas passaram a retratar esta vida interior e as pessoas agora se orgulhavam de ostentar uma vestimenta ou um ornamento que refletisse seu novo modo de ser e d pensar. E assim à valorização da novidade e das mudanças.
Alguns dos principais fatores que nos leva a dedicar um tempo especial, e principalmente dinheiro, aplicando-os, em uma peça de roupa são: o impulso de fantasia, o gosto pelas novidades, o individualismo e a intensa valorização do presente.

“Elegância é bom gosto mais uma pitada de ousadia” (Carmel Snow)


Fonte e imagem: Breve História da Moda - Denise Pollini

0 comentários: